sexta-feira, 30 de abril de 2010

Crónica Luis Freitas Lobo

As 'coreografias' do futebol

Luís Freitas Lobo (www.expresso.pt)
9:00 Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

Nasceu um novo ciclo no futebol português? Descodificando a explosão do 'novo' Benfica e 'quebra' do velho FC Porto. Causas e efeitos.

No mesmo dia em que perdeu, matematicamente, qualquer possibilidade de discutir o título desta época, o FC Porto recebeu a taça de campeão da temporada passada. O futebol português vive muito destas 'realidades difusas'. Parece transformar-se de um momento para o outro. A 'nuvem cinzenta' que pairava por cima da entrega do troféu a Bruno Alves nasce de 'outro tempo', o actual, diferente daquele onde caminhava outro tipo de jogadores de azul-e-branco. Num ano muita coisa muda. Nos dois sentidos.

O renascimento, em campo, deste novo Benfica tem uma origem clara: o seu treinador, Jorge Jesus. Respeitou os conceitos básicos para fazer uma boa equipa: uma boa ideia de jogo e jogadores inteligentes para a interpretar. Argumento (táctica) e representação (acção dos jogadores) sem o onze revelar um casting muito diferente em relação à época passada. A diferença esteve na 'adequação' táctica. Uma ideologia de jogo que entendeu os jogadores e a cultura de clube adormecida.

David Luiz (recolocado na sua 'casa táctica' de defesa-central), Di María (de rebelde individualista a rebelde com causa no um-para-um), Aimar (fisicamente gerido e protegido respeitando a sua importância-chave no jogo), Cardozo (regressado ao lugar de nº 9 referência, apoio e remate, mas com companhia por perto), Ruben Amorim (bisturi táctico fundamental para jogos específicos) ou, até, Luisão (supradimensionado para chefe do exército defensivo) e Carlos Martins (temperamentalmente domado). Novas caras, Ramires (o 'etíope' incansável), Javi Garcia (a 'âncora' que, atrás, mantém a equipa com os pés presos à relva) e Saviola (o 'coelho' a mais que aparece e desaparece na chamada 'zona de ninguém', o célebre espaço entrelinhas). Entendidos os intérpretes, a mudança da 'coreografia': do 4x4x2 clássico (longo e sem elos de ligação) ao 4x1x3x2 (sempre em permanentes conexões de uma área à outra).

A quebra do FC Porto tem causas múltiplas. Ao contrário do êxito encarnado que tem um progenitor claro no treinador, o seu fracasso não pode seguir a mesma lógica simplista. Na 'quarta reconstrução', Jesualdo Ferreira não teve (e/ou não soube) manejar os novos 'componentes químicos' (leia-se jogadores) para congeminar a fórmula certa de manter o laboratório portista em ebulição. Quis manter a mesma coreografia táctica (4x3x3), desconfiou do 4x4x2 e acabou preso nesta armadilha. A 'bomba-Jesus' teve detonação fragmentada e muitos dos seus estilhaços caíram mesmo no centro do universo portista. A maior competência táctica (e, claro, os melhores actores) fez a diferença global. De excelentes jogadores, o FC Porto passou a ter alguns jogadores 'interessantes'. Não é a mesma coisa.

Falcão revelou-se um 'predador do golo', mas é o tipo de avançado que só cresce à medida que a bola se aproxima da área. Nos anteriores projectos de Jesualdo existiu sempre outro tipo de avançado no centro do ataque. Mais do que esse avançado crescer quando a bola se aproximava dele, era o jogo que, nessas alturas, ganhava outra dimensão. Ou seja, o jogo passou a colocar perguntas diferentes exigindo respostas... diferentes. Jesualdo (perante realidades distintas) deu as mesmas. E perdeu. Uma queda acentuada sem o jogador que, fugindo às perguntas do jogo, consegue, muitas vezes (em jogadas individuais) falando tacticamente sozinho, fugir às questões tácticas colectivas. Hulk, o 'disfarce perfeito'.

Jesus sente que tem o campeonato conquistado. Desde há várias jornadas que já mais ninguém o pode ganhar. Só ele o pode perder. Quando Luisão estiver a receber a taça de campeão desta época daqui a um ano, o grande desafio 'encarnado' é, quando isso suceder, a realidade não ser muito diferente da actual. Será a certeza de que o futebol português entrou mesmo num 'novo ciclo' e não apenas numa outra 'realidade difusa' do momento.

Melhores Golos de Abril - Semana 5

Como o Futebol é um espectáculo, vão de seguida os melhores golos desta semana, onde imperam os pontapés de bicicleta. Disfrutem!!

Jogos para o fim de semana - 1 e 2 de Maio

Confira, em seguida, o calendário de jogos deste fim-de-semana:


Seniores: Penafiel - Trofense (Estádio Penafiel, 17.30h, dia 1)
Juniores A: Trofense - Beira-Mar (Complexo CDT, 16h, dia 1)
Juniores B: Trofense - Tirsense (Complexo CDT, 14h, dia 1)
Juvenis: Barrosas - Trofense (Campo Barrosas, 10h, dia 2)
Iniciados A: Trofense - FC Porto (Complexo CDT, 10h, dia 2)
Iniciados B: Varzim - Trofense (Campo Varzim, 11h, dia 2)
Infantis 11: Ermesinde - Trofense (Campo Ermesinde, 14h, dia 1)
Infantis 7A: Trofense - Foz (Complexo CDT, 16h, dia 1)
Infantis 7B: FC Porto - Trofense (Vitalis Park, 18.30h, dia 1)
Escolas A: Trofense - Montezelo (Complexo CDT, 10.30h, dia 1)
Escolas B: Trofense - Perafita (Complexo CDT, 9.30h, dia 1)

Escolas C: Bairro Falcão - Trofense (Campo Campanhã, 9.00h, dia 1)
Escolas D: 1º Maio - Trofense (Campo 1º Maio, 9.30h, dia 1)


Seniores: (terminou campeonato)
Juniores: Bougadense - Leça (Campo Bougadense, 10h, dia 2)
Juvenis: S.Martinho - Bougadense (Campo S.Martinho, 10h, dia 2)
Iniciados: Leça Balio - Bougadense (Campo Leça Balio, 11h, dia 2)
Infantis: Bougadense - Baião (Campo Bougadense, 16h, dia 1)
Escolas: Bougadense - Penafiel (Campo Bougadense, 9.30h, dia 1)

Seniores: Paradela - Zebreirense (Complexo CDT 16h, dia 2)


Seniores: S. Romão - Foz (Campo S.Romão, 16h, dia 2)


* Destaques do Fim de Semana

Boletim Semanal Nº 27

Como habitual, segue em seguida o Boletim Semanal dos Campeonatos concelhios, com especial destaque para os resultados das Taças Concelhias. A AD Coronado foi a colectividade com mais títulos conseguidos, dois, um no escalão de juvenis (venceu o GCR Alvarelhos por 8-9, depois das grandes penalidades) e outro no de seniores femininos (venceu a AR Vigorosa por 4-2), juntamente com o Guidões que venceu em juniores e em seniores de futebol de 11.


Boletim Semanal Nº27

CAT vencedor da Taça de Portugal



O CAT conquistou no passado domingo, a sua 4ª Taça de Portugal em Voleibol Feminino. A formação trofense venceu o SC Braga por esclarecedores 3-0, um resultado previsivel tendo em conta a qualidade das equipas, onde o CAT era claramente favorito.

Seguem-se agora os jogos da final do campeonato onde o CAT se encontra em desvantagem fruto da derrota em casa com o Ribeirense. Esta noite as equipas encontram-se no Pico para o 2º jogo da final, estando o 3º jogo marcado para o próximo domingo ás 17h no pavilhão de S.Romão.

Vamos apoiar o CAT nesta etapa rumo à dobradinha

Futebol Distrital

Fim de semana de grandes decisões e emoções. O Paradela, a 2 jornadas do fim do campeonato, sagrou-se campeão da série 2 e garantiu a subida à 1ª Divisão Distrital em Amarante frente ao Salvadorense, onde venceu por 2-0. O Blog Futebol Trofense dá os parabéns a esta colectividade do nosso Concelho que fez uma época brilhante.
Quanto ao Bougadense, terminou a época num honroso 8º lugar. Depois de uma 1ª volta com muitos resultados negativos, o Bougadense deu a volta e fez uma 2ª parte do campeonato muito boa e que os levou a terminar na parte superior da tabela deixando antever uma possivel boa campanha na próxima época.
Já o S.Romão continua a ocupar o último lugar, sem nenhuma vitória obtida, demonstrando a crise que à muito tempo se vem falando.

Seniores - 8º Classificado
Bougadense 1-1 Senhora da Hora


Seniores - 1º Classificado
Salvadorense 0-2 Paradela



Seniores - 16º Classificado
Ramaldense 3-0 S. Romão

Estamos de volta!!

Depois de um longo interregno, decidimos voltar à blogosfera.
A paixão que temos pelo Futebol Trofense é enorme e não há melhor reinício do que com a Formação.
Por isso, deixamos de seguida o video do Encontro de Escolas da APEF que decorreu no Complexo do C.D.Trofense - Paradela, em que os craques do CDT deram show de bola, nada que não impressione a quem acompanha...
Só uma nota negativa para a TrofaTv que fez questão de entrevistar o "Director de Comunicação da Escola de Futebol do Benfica na Trofa (ou será de Santo Tirso?? Ou de Famalicão??)" quando o podia ter feito ao Coordenador da Escola de Futebol Trofintas que procura formar jogadores para o Trofense enquanto que outros procuram viver da imagem e nome de certos clubes...