terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Crónica de Luis Freitas Lobo no Expresso

Para Luis Freitas Lobo, mais do que cinco continentes e sete mares, o mundo é um infinito conjunto de campos de futebol com muitas casas á volta. Todos os dias pensa em futebol e fazendo-o sempre partindo da única forma que o entende ser possível conceber: a emoção, descoberta tanto nas jogadas de Pelé ou Maradona, como nos gestos dos meninos descalços nos baldios de Buenos Aires, Rio de Janeiro, Moçambique ou Bombaim.
Assim, passaremos semanalmente a publicar a sua rubrica do jornal Expresso, esperando enriquecer um pouco mais o Futebol Trofense.


Os pontas-de-lança não ouvem Mozart

"Pressão. Pode um campeonato ser decidido num penálti? Uma boa equipa é uma sucessão de boas respostas a diferentes estímulos competitivos.

Um penálti no último minuto. Pode a decisão de um campeonato ser, no final, vista a partir de um simples episódio como este, para, num ápice, resumir uma história tão longa? Faltam alguns meses para saber a resposta. Será quando se resgatar a imagem de Cardozo antes do penálti em Setúbal. O olhar tão concentrado como assustado, pensando na bola na rede ou nas outras vezes que falhou, e, de repente, sem estratégia de colocação do remate, sai uma bomba, bang! na barra. Dois pontos perdidos e o primeiro lugar de novo aberto aos adversários. Trinta jogos são muitos jogos mas, no futebol, cada jogo passa muito por dominar os diferentes estímulos competitivos que uma época longa esconde."

1 comentário: