quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Paços do Concelho

Recentemente foi anunciado, pela Presidente da Câmara, a localização dos Paços do Concelho como sendo a zona da actual Estação de Caminhos de Ferro da Trofa.
Naturalmente foram muitas as opiniões (a favor e contra) sobre esta decisão e eu, enquanto Trofense, estou de acordo com o que, após 11 anos de espera, se decidiu.

Mas mais que opinar devemos fundamentar as nossas opiniões e, de forma muito sucinta, considero ser o melhor local porque:

1º - A cidade da Trofa é constituída pelas freguesias de S. Martinho e S. Tiago de Bougado, mas de onde nasceu o termo "Trofa"? Pelo que pude perceber, e segundo os relatos que obtive, o lugar da "Trofa" é realmente no local onde actualmente se situa a Estação CP.

2º - Muito se tem falado das acessibilidades e qual o melhor local se não aquele que ficará a 300 metros do maior centro de transportes que existirá na Trofa? A 300 metros do local onde se decidiu construir a Câmara convergirá Metro (que também passará na zona da Estação), Comboio (fundamental para as freguesias da Vila do Coronado e Covelas), Autocarros (para os moradores da Vila do Coronado, Covelas, Alvarelhos, Guidões, Muro).

3º - Proximidade com outros serviços de interesse (Finanças, Conservatória, Correios, Escola E.B 2,3, Aquaplace).

4º - A Estrada Nacional 14, em termos de trânsito é um “caos”. Ao mobilizar os Paços do Concelho para essa zona estaremos a promover o aumento do tráfego de automóveis quando o que devemos é aumentar a taxa de utilização de transportes públicos.

5º - Construção de novas alternativas para os automóveis não terem a necessidade de passar na Rotunda do Catulo.

6º - Possibilidade de usufruir a estrada EN104 entre o Parque Nossa Senhora das Dores e a Estação CP para a realização de Cortejos como o de Carnaval, etc., libertando a Rotunda do Catulo.

Naturalmente que estas são as minhas razões, o porquê de concordar com a decisão da edilidade, mas naturalmente que, desde que devidamente fundamentado, estou aberto a outras opiniões e certamente será muito saudável abrir um espaço de reflexão sobre a temática.
Comentem.

Sem comentários:

Enviar um comentário