sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Calendário Futebolístico - 27 e 28 de Fevereiro

Confira, em seguida, o calendário de jogos deste fim-de-semana:


Seniores: Trofense - Sp. Covilhã (Estádio C.D.Trofense, 16h, dia 28)
Juniores: Folga
Juvenis A: Sousense - Trofense (Campo Sousense, 10h, dia 28)
Juvenis B: Trofense - Gondim (Complexo CDT, 11h, dia 28)
Iniciados A: Amarante - Trofense (Campo Amarante, 11h, dia 28)
Iniciados B: Folga
Infantis 11: Trofense - Rio Ave (Complexo CDT, 15h, dia 27)
Infantis 7A: Ac. Bola - Trofense (Campo Ac. Bola, 15h, dia 27)
Infantis 7B: Trofense - Baião (Complexo CDT, 15h
, dia 27)
Escolas A: Trofense - Paredes (Complexo CDT, 10.30h, dia 27)
Escolas B: Trofense - P.Ferreira (Complexo CDT, 9.30h, dia 27)
Escolas C: Foz - Trofense (Campo Foz, 9.30h, dia 27)
Escolas D: Baião - Trofense (Campo Baião, 9.30h, dia 27)


Seniores: Custoias - Bougadense (Campo Custoias, 15h, dia 27)
Juniores: Folga
Juvenis: Leça - Bougadense (Campo Aldeia Nova, 11h, dia 28)
Iniciados: Folga
Infantis: Penafiel - Bougadense (Campo Penafiel, 15h, dia 27)
Escolas: Alfenense - Bougadense (Campo Alfenense, 10.30h, dia 27)

Seniores: Paradela - Caíde Rei (Complexo CDT 15h, dia 28)*


Seniores: S. Romão - Inter Milheirós (Campo S.Romão, 15h, dia 28)


* Destaques do Fim de Semana

Crónica Luis Freitas Lobo

O moderno 'futebol dos predadores'

Luís Freitas Lobo (www.expresso.pt)
0:00 Quarta-feira, 24 de Fev de 2010

Decisões: O olhar da equipa "bem educada". A diferença entre esperar ou provocar o erro como forma de separar dois candidatos ao título.
Os melhores momentos de um jogo de futebol raramente são apenas um modelo de virtudes. Ou seja, ao momento de inspiração de um jogador (ou equipa) conjuga-se uma falha do adversário. Esse conceito de erro é, no futebol moderno, cada vez mais o que decide jogos. Existem, porém, formas diferentes dele surgir nos 90 minutos. O comportamento de uma equipa pode ser, assim, quase a de um 'predador' à espera que a sua presa se distraia. Ou, pelo contrário, usar estratégias para a desconcentrar. A grande distinção faz-se, portanto, entre equipas que esperam o erro do adversário e as que o provocam. É muito diferente. Ambas as estratégias são legítimas (dependem das armas que cada uma tem ao dispor), mas, no plano global, tal distingue desde logo a personalidade de cada onze.

No regresso do FC Porto à Europa, dois golos onde o fantasma do erro invadiu a área do Arsenal. Um guarda-redes 'furado' e um par de jogadores desconcentrados na hora de um livre indirecto. Dois factores que fogem à lógica natural (táctica ou técnica) do jogo, mas que, rindo-se das análises mais científicas, o resolvem num ápice. Cada vez mais as equipas esperam que o jogo traga situações destas. Mais do que provocar o erro do adversário, esperam por ele.

O Braga de Domingos não é, por definição, uma equipa 'cínica'. Tem inteligência ofensiva, mas na essência é uma equipa que assenta os grandes pilares do seu jogo numa imperturbável organização defensiva (a autoridade de Moisés) e aproveita felinamente (os arranques de Alan ou Paulo César, as aparições de Mossoró ou Aguiar) os momentos em que o adversário 'dança' nas marcações. Não provoca o erro porque corre poucos riscos, mas mais do que só esperar por ele pressente-o como nenhuma outra equipa neste campeonato. E, assim, tem ganho jogos atrás de jogos. Pode um campeão ser construído com estas bases? No futebol actual, sem dúvida. Não será, no plano estético, o projecto mais sedutor, mas é, no plano táctico, o mais frio e rigoroso. Diz Van Gaal que "a educação táctica dos futebolistas é o mais importante para uma equipa ter sucesso". Nesse sentido, o Braga é uma equipa tacticamente "bem educada".

É difícil imaginar, geneticamente, uma equipa do FC Porto com esse mesmo grande princípio de jogo. Pelo menos no plano nacional. Por definição, um onze azul-branco, quando não decide o jogo só pelo poder próprio, sufoca o adversário até ele errar. O grande desafio é perceber se, neste campeonato, esta será a melhor forma de vencer um candidato diferente (no nome e no estilo) de todos os outros que surgiram nas últimas décadas.

A forma como a palavra ansiedade tem surgido para descrever, esta época, muitas exibições do FC Porto perante adversários mais fechados é a maior diferença em relação ao passado, quando era a palavra serenidade que, mesmo perante os maiores cadeados, mandava no jogo portista. No fundo, o onze de Jesualdo necessita de uma diferente 'educação futebolística'. Jogadores capazes de perceber diferentes tipos de jogo. Pensar num meio-campo Fernando-Meireles-Micael implica três diferentes formas de jogo. Porque jogam todos em ritmos e estilos diferentes. A missão é dar-lhe (aos movimentos de cada um) uma ideia colectiva, onde o recém-chegado Ruben Micael seja o novo gestor da máquina (de tácticas e emoções). À medida que o campeonato se aproxima do fim, cada vez mais os jogos se decidem na chamada 'inteligência táctica emocional'. Controlar a ansiedade para precaver o erro próprio e prever o alheio. É o moderno 'futebol dos predadores'.

Semana Europeia

Depois de uma 1ªmão complicada, com Benfica e Sporting a jogar nos redutos adversários (1-1 do Benfica em Berlim e derrota do Sporting 2-1 no Everton), às Águias bastava o 0-0 e ao Sporting era necessário vencer 1-0.
A verdade é que nem uma nem outra equipa desiludiram e o Hertha foi para Berlim com uma derrota por 4-0 e o Everton foi para Liverpool com uma derrota por 3-0.
Duas grandes exibições das equipas portuguesas (com especial agrado com a exibição do Sporting que já não ganhava desde o jogo da Taça da Liga frente ao nosso Trofense) que as colocaram na fase seguinte da Liga Europa.
Os adversários que se avizinham não são nada facéis. O Benfica medirá forças com o histórico Marselha e o Sporting com o Atlético de Madrid de Quique Flores, Simão, Tiago e companhia.
Dois bons jogos a não perder.

Kiosque Diário

O destaque desta edição vai inteiramente para a vitória do Sporting frente ao Everton por 3-0 que valeu a qualificação para a ronda seguinte da "Euroliga". Foi de facto um jogo à Leão em que domou de inicio ao fim um Everton que nunca conseguiu impor o seu Futebol. Quem também ficou a ganhar foi o Futebol Português porque ganhou mais uns pontinhos no ranking e também nos leva a perspectivar, com outro interesse, o clássico do próximo fim-de-semana Sporting - Porto.



Record OJogo ABola (clique para aceder ao site)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Liga Intercalar - Campeonato Primavera



C.D.Trofense 0-1 F.C.Porto
O Clube Desportivo Trofense perdeu esta quarta-feira, por 0 x 1 com (a equipa de Juniores d') o Porto, em jogo da 3ª jornada do Campeonato Primavera da Liga Intercalar, realizado no Complexo Desportivo C.D.Trofense. João Costa, adjunto de Daniel Ramos, utilizou, no 11 inicial, 6 jogadores da equipa principal, um ex-junior (Rafa) e 4 juniores (Resende, Mário, Dani e Serginho). Entraram ainda mais 5 juniores no decorrer do jogo (Trindade, Néne, Viana, Adri e Ricardinho) e o capitão Vitor.
Ou seja, jogaram 7 seniores, 1 ex-junior e 9 juniores.
Em edições anterioes da Liga Intercalar, não vi nenhum "mister" a meter tantos jogadores "da casa".
E meus amigos, não é este o caminho??

Boletim Semanal dos Campeonatos Concelhios

Mais um fim-de-semana e a bola voltou a rolar nos Campeonatos do nosso Concelho. Confiram os resultados e as classificações.

Boletim Semanal Nº18

Crise no S.Romão

Falta de verbas, treinos interrompidos durante semanas devido à falta de água quente e uma situação quase insustentável, que "obriga" a Junta de Freguesia a suportar algumas despesas. O Futebol Clube de S. Romão ameaça fechar as portas e o presidente do clube já garantiu que no final da época "não fica".

À onda de derrotas ininterrupta desde o início do campeonato e à saudade do sabor a vitória, soma-se a grave situação financeira que está comprometer a sobrevivência do Futebol Clube S. Romão. O emblema vermelho e branco poderá ter os dias contados e o simples objectivo de levá-lo intacto até ao fim do campeonato parece ser uma tarefa quase insustentável. A ruptura ameaça ser iminente e só o esforço de alguns elementos da direcção, dos jogadores, de sócios activos que se contam pelos dedos de duas mãos e da Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado encabeça aquele que pode ser o "manual de sobrevivência" do clube.

Leia a reportagem completa na edição papel desta semana d´O Notícias da Trofa.

Kiosque Diário

Hoje os destaques dos jornais desportivos vão para o jogo de logo à noite do Sporting com o Everton. O Sporting vem de uma derrota por 2-1 pelo que o melhor resultado será 1-0. Relemebrar que todos os pontos são fundamentais para Portugal subir no ranking da UEFA para ter mais equipas nas competições europeias.
Como hoje é 5ª também vai a 1ª página do Noticias da Trofa




Record OJogo ABola (clique para aceder ao site)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

E porque hoje é 4ª Feira

Liga Intercalar (Liga Pimavera)


C.D.Trofense vs F.C.Porto
Complexo CDT - Paradela (15h)
Na 3ª jornada da Liga Primavera (que de Primavera não tem nada) realiza-se um escaldante (esperamos nós) jogo entre Trofense e Porto. Na 1ª volta saímos do Olival com uma derrota por 5-2.

Kiosque Diário

Vitória do Benfica por esclarecedores 4-0. Acham que os jogadores estão cansados?



Record OJogo ABola (clique para aceder ao site)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Crónica de Luis Freitas Lobo no Expresso

Para Luis Freitas Lobo, mais do que cinco continentes e sete mares, o mundo é um infinito conjunto de campos de futebol com muitas casas á volta. Todos os dias pensa em futebol e fazendo-o sempre partindo da única forma que o entende ser possível conceber: a emoção, descoberta tanto nas jogadas de Pelé ou Maradona, como nos gestos dos meninos descalços nos baldios de Buenos Aires, Rio de Janeiro, Moçambique ou Bombaim.
Assim, passaremos semanalmente a publicar a sua rubrica do jornal Expresso, esperando enriquecer um pouco mais o Futebol Trofense.


Os pontas-de-lança não ouvem Mozart

"Pressão. Pode um campeonato ser decidido num penálti? Uma boa equipa é uma sucessão de boas respostas a diferentes estímulos competitivos.

Um penálti no último minuto. Pode a decisão de um campeonato ser, no final, vista a partir de um simples episódio como este, para, num ápice, resumir uma história tão longa? Faltam alguns meses para saber a resposta. Será quando se resgatar a imagem de Cardozo antes do penálti em Setúbal. O olhar tão concentrado como assustado, pensando na bola na rede ou nas outras vezes que falhou, e, de repente, sem estratégia de colocação do remate, sai uma bomba, bang! na barra. Dois pontos perdidos e o primeiro lugar de novo aberto aos adversários. Trinta jogos são muitos jogos mas, no futebol, cada jogo passa muito por dominar os diferentes estímulos competitivos que uma época longa esconde."

Comentário Jogos da 1ªLiga

Neste fim de semana a Liga Sagres viu emergir um novo lider no campeonato. O Benfica (que antecipou o jogo por causa dos compromissos na Liga Europa) tinha vencido o Leiria. Já o Braga foi ao Dragão levar uma palmada (5-1). E meus amigos, da forma que o Braga encarou o jogo só podia perder e não é postura de líder do campeonato. Será que este resultado foi encomendado?


O Belenenses continua no fundo da tabela e parece quase certa a sua descida ao 2º escalão nacional havendo neste momento uma luta entre Leixões, Setubal e Olhanense para ver quem acompanha os homens do Restelo.

Kiosque Diário

As manchetes desportivas d'A Bola e Record focam o jogo desta noite do Benfica para a 2ª mão da Liga Europa (ou Europe League segundo Jesus). Já O Jogo evidencía as exibições de Ruben Micael, o reforço de inverno dos dragões.


Record OJogo ABola (clique para aceder ao site)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Modalidades Trofenses

O CAT começou com o pé direito nesta 2ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino - Divisão A1 - ao vencer o Gueifães, na Maia, por concludentes 3-0. Lembrar que a única derrota do CAT na 1ª Fase foi neste preciso campo. Com esta vitória, continua a caminha triunfal desta colectividade trofense que tem como objectivo reconquistar o Campeonato Feminino.


Procuraremos acompanhar os resultados desta e de todas as colectividades trofenses. Para isso deixem mensagem no chat ou email par futeboltrofense@gmail.com.

Best Goals Fevereiro - Semana 3

Abrimos hoje uma nova rubrica onde podem ser vistos os golos mais espectaculares do planeta.
Destacamos nesta semana o golão de Lins (Mirassol) - como é que ele fez aquilo?!?!.

Resultados dos Campeonatos Concelhios

Disputaram-se, este fim de semana, os Campeonatos Concelhios onde os resultados e classificações podem ser em seguida vistos:

Resultados Semana 18

Kiosque Diário

Nos jornais desportivos, o destaque vai para a humilhante derrota do Braga no Dragão. Será que as alterações de Domingos Paciência foram propositadas?



Record OJogo ABola (clique para aceder ao site)

C.D.Trofense - 2ª Liga

O C.D.Trofense venceu este domingo o Portimonense por três bolas a uma, dando assim um passo importante na luta pelos primeiros lugares desta competitiva 2ª Liga.
Num jogo em que os homens comandados por Daniel Ramos já venciam por 2-0 aos 7 minutos de jogo, e em que o árbitro do encontro "descobriu" duas penalidades contra o Trofense, este ficou sentenciado com o golo de Filipe Gonçalves já nos últimos minutos de jogo.
Confira o resumo do jogo, a ficha do jogo e a classificação deste campeonato.



Futebol "Distrital"

Este fim de semana, nos Campeonatos Distritais Seniores, assitimos à subida do Bougadense na classificação e à consolidação do Paradela no 1º lugar, da sua série, ao ter vencido na dificil deslocação ao Campo (onde a violência empregue pelos adversários foi flagrante). Já o S.Romão, com uma deslocação dificil ao terreno do 1º classificado, saiu da Maia com uma pesada derrota.
Confiram os resultados e as classificações das nossas equipas:

Seniores - 9º Classificado
Bougadense 2-0 S. Felix

Seniores - 1º Classificado
Campo 1-2 Paradela


Seniores - 16º Classificado
Maia Lidador 5-0 S. Romão

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Futebol "Formação" - 21 e 22 Fevereiro

Fim de semana de grandes emoções!! Verdadeiras finais que as equipas da Formação do C.D.Trofense tiveram. Algumas conseguiram manter os seus objectivos, outras não foram tão felizes. Mas uma coisa é certa, todos deram o seu melhor na representação do seu clube.

Destacar, do Dep.Formação do CDT, os Juniores que ficaram em 4º e assim vão realizar um play-off com o Oliveira do Bairro para decidir quem passa à fase seguinte. Os Iniciados B empataram e ficaram no 2ºlugar. Os Infantis de 11 ao perderem com o Varzim passaram para o 3º lugar mas com todas as possibilidades de chegarem à fase final. Os Infantis de 7A isolaram-se no 1ºlugar e os Escolas A continuam na luta pela fase final.

Confiram todos os resultados dos Dep.Formação do nosso Concelho.


Juniores - 4º Classificado
Trofense 2-1 Taipas
2ª Divisão Nacional - Série B

Juvenis A - 7º Classificado
Trofense 3-1 Amarante
Campeonato Distrital - 1ª Divisão Série 2

Juvenis B - 5º Classificado
Rio Ave 2 - 2 Trofense
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 3

Iniciados A - 2º Classificado
Trofense 5-0 Penafiel
Campeonato Distrital - 1ª Divisão Série 2

Iniciados B - 2º Classificado
Trofense 2-2 Ermesinde
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 5

Infantis 11 - 3º Classificado
Varzim 1-0 Trofense
Campeonato Distrital - 1ª Divisão Série 1

Infantis 7 A - 1º Classificado
Trofense 7-1 Gondim
Campeonato Distrital - Série 2

Infantis 7 B - 6º Classificado
Boavista 0-3 Trofense
Campeonato Distrital - Série 3

Escolinhas A - 2º Classificado
Bougadense 0-13 Trofense
Campeonato Distrital - Série 3

Escolinhas B - 9º Classificado
Boavista 0-7 Trofense
Campeonato Distrital - Série 2

Escolinhas C - 10º Classificado
Trofense 6-1 Serzedo
Campeonato Distrital - Série 1

Escolinhas D - 12º Classificado
Trofense 2-3 Macieira
Campeonato Distrital - Série 4


Juniores - 2º Classificado
Bougadense (Folgou)
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 3

Juvenis - 8º Classificado
Bougadense 2-4 Folgosa
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 3

Iniciados - 6º Classificado
Bougadense 2-5 Alfenense
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 5

Infantis - 6º Classificado
Bougadense 0-4 Aves
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 5

Escolas - 14º Classificado
Bougadense 0-13 Trofense
Campeonato Distrital - Série 3

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Kiosque Diário

Naturalmente, os destaques dos jornais de hoje focam o empate do Benfica com o Hertha de Berlim. Para o bem e para o mal foi um excelente resultado porque deixa o Benfica em vantagem para a 2ª mão.

Record

Semana Europeia








Esta semana retomaram os jogos das competições europeias com os três "grandes" a terem resultados diversos. O Sporting saiu derrotado da casa do Everton por 2-1, o Porto venceu o Arsenal por 2-1 (onde o guarda-redes Fabianski esteve em destaque) e o Benfica empatou no terreno do Hertha.
Com estes resultados, a passagem à fase seguinte está ao alcance das equipas portuguesas pelo que todo o apoio é fundamental para elevarmos cada vez mais o nosso Futebol a nivel europeu e mundial.
De relembrar que em termos de ranking, Portugal está em 9º vendo a Holanda muito próximo. Se pretendemos ter mais equipas a participar nas competições europeias é fundamental que tenhamos mais vitórias para subir no ranking.
A 2ª mão da Liga Europa é já para a próxima semana com o Benfica a jogar na 3ª feira e o Sporting na 5ª feira.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Calendário Futebolístico - 20 e 21 de Fevereiro

Com mais um fim de semana à porta, voltam as equipas do nosso Concelho a entrar em campo e certamente que bons espectáculos não faltarão. Entre os vários jogos que se realizarão, destacamos a ida do Paradela ao Campo, a recepção dos Juniores do Trofense ao Taipas (última jornada da 1ª Fase), o jogo dos Iniciados B do Trofense com o Ermesinde (última jornada da 1ª Fase) e a ida dos Infantis 11 do Trofense ao campo do Varzim.
Confira, em seguida, o calendário de jogos:


Seniores: Portimonense - Trofense (Estádio Portimonense, dia 21, 16h)
Juniores: Trofense - Taipas (Complexo CDT, 15h, dia 20)*
Juvenis A: Trofense - Amarante (Complexo CDT, 17h, dia 20)
Juvenis B: Rio Ave - Trofense (Campo Fornelo, 11h, dia 21)
Iniciados A: Trofense - Penafiel (Complexo CDT, 9h, dia 21)
Iniciados B: Trofense - Ermesinde (Complexo CDT, 11h, dia 21)*
Infantis 11: Varzim - Trofense (Campo Treinos Varzim, 15h, dia 20)*

Infantis 7A: Trofense - Gondim (Complexo CDT, 15h, dia 20
Infantis 7B: Boavista - Trofense (Campo Bougadense, 14.30h, dia 20)
Escolas A: Bougadense - Trofense (Campo Bougadense, 10.30h, dia 20)
Escolas B: Boavista - Trofense (Campo Bougadense, 9.30h, dia 20)
Escolas C: Trofense - Serzedo (Complexo CDT, 9.30h, dia 20)
Escolas D: Trofense - Macieira (Complexo CDT, 10.30h, dia 20)


Seniores: Bougadense - S. Felix (Campo Bougadense, 15h, dia 21)
Juniores: Folga
Juvenis: Bougadense - Folgosa (Campo Bougadense, 11h, dia 21)
Iniciados: Bougadense - Alfenense (Campo S.Romão, 11h, dia 21
Infantis: Bougadense - Aves (Campo Bougadense, 16h, dia 20)
Escolas: Bougadense - Trofense (Campo Bougadense, 10.30h, dia 20)

Seniores: Campo - Paradela (Campo do S.C.Campo, 15h, dia 21)*


Seniores: Maia Lidador - S. Romão (Estádio Maia, 15h, dia 21)


* Destaques do Fim de Semana

Futebol "Formação" - 16 de Fevereiro

À semelhança das equipas Seniores, as camadas jovens do C.D.Trofense e A.C.Bougadense estiveram em acção neste Dia de Carnaval, destacando os Iniciados A, Infantis de 11 e Infantis de 7A do C.D.Trofense que venceram os seus jogos e continuam na luta pela fase final.


Juniores - 5º Lugar
Trofense (Folgou)
2ª Divisão Nacional - Série B

Juvenis A - 7º Lugar
Al. Lordelo 3 - 3 Trofense
Campeonato Distrital - 1ª Divisão Série 2

Juvenis B - 5º Lugar
Leça 0 - 2 Trofense
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 3

Iniciados A - 2º Lugar
Tirsense 1 - 5 Trofense
Campeonato Distrital - 1ª Divisão Série 2

Iniciados B - 2º Lugar
Trofense (Folgou)
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 5

Infantis 11 - 2º Lugar
Trofense 3 - 0 Candal
Campeonato Distrital - 1ª Divisão Série 1

Infantis 7 A - 2º Lugar
Lavrense 2 - 3 Trofense
Campeonato Distrital - Série 2

Infantis 7 B - 6º Lugar
Trofense (Folgou)
Campeonato Distrital - Série 3

Escolinhas A - 2º Lugar
Trofense (Folgou)
Campeonato Distrital - Série 3

Escolinhas B - 10º Lugar
Trofense (Folgou)
Campeonato Distrital - Série 2

Escolinhas C - 10º Lugar
Trofense (Folgou)
Campeonato Distrital - Série 1

Escolinhas D - 12º Lugar
Trofense (Folgou)
Campeonato Distrital - Série 4


Juniores - 2º Lugar
Bougadense (Folgou)
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 3

Juvenis - 8º Lugar
Rio Tinto 4 - 1 Bougadense
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 3

Iniciados - 6º Lugar
Bougadense (Folgou)
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 5

Infantis - 6º Lugar
Bougadense (Folgou)
Campeonato Distrital - 2ª Divisão Série 5

Escolas - 14º Lugar
Bougadense (Folgou)
Campeonato Distrital - Série 3

Futebol "Distrital" - 16 de Fevereiro

Em dia de Carnaval, os Campeonatos Distritais da A.F.Porto não pararam e por isso as equipas do nosso Concelho estiveram em acção.

O A.C.Bougadense, na série 1 da 1ª Divisão, saiu derrotado por 2-1 no campo do Perosinho. Depois do empate verificado em casa durante o fim de semana, a equipa de Bougado baixou um lugar na classificação, estando agora na 11ª posição. Na próxima jornada teremos um A.C.Bougadense - S.Félix pelo que em caso de vitória poderá subir na classificação.

No que toca à 2ª Divisão, a A.R.Paradela somou a 6ª vitória consecutiva, igualando o seu recorde da época de 6 vitórias consecutivas, estando confortavelmente no 1º lugar da classificação. No próximo dia 21 tem uma deslocação dificil ao reduto do Campo, equipa que já não perde à 4 jogos.

Já o S.Romão folgou neste dia de Carnaval, tendo na próxima jornada uma deslocação ao campo do Maia Lidador que é o lider da série.

Táctica em Permanente Revolução


"O comando técnico de Carlos Carvalhal conheceu apenas um período de estabilidade, que correspondeu a uma sequência de sete vitórias consecutivas que ficou intimamente ligada à opção por um sistema táctico semelhante ao utilizado por José Peseiro em 2004/05 e parte de 2005/06: um 4x1x3x2 que favorecia a dinâmica do trio de médios ofensivos. Tudo começou a mudar com as derrotas ante FC Porto e Académica, já que, após o desaire com os estudantes, o técnico passou a promover alterações constantes. Aliás, desde que montou a equipa para defrontar a Académica, Carvalhal não repetiu o sistema de jogo para jogo e, mais impressionante ainda, utilizou três opções diferentes em apenas quatro encontros: o 4x1x3x2 foi abandonado após o jogo com a Briosa, dando lugar a um 4x2x3x1 que não impediu a humilhação caseira às mãos do Benfica, enquanto, em Paços de Ferreira, a opção recaiu no 4x3x3, apenas para voltar ao 4x2x3x1 na visita ao terreno do Everton." in Jornal OJogo de 18 de Fevereiro.

Eu compreendo que, quando as coisas correm menos bem, haja necessidade de mudar. Mas mudar tanto em tanto pouco tempo? O Homem é um "animal de hábitos" e necessita de tempo e espaço para se habituar a algo e só com tempo e exercitação é que consegue reter a informação e criar rotinas.

Consideram estas mudanças do Carvalhar benéficas para o Sporting?

Futebol "Camp. Concelhio" - Boletim nº17

Como o Futebol Concelhio é a nossa preocupação, e como forma de divulgação, postamos o Boletim Semanal nº17 para todos os interessados.

Boletim Semanal Nº17

Futebol "Formação" - 14 de Fevereiro













Os Departamentos de Formação do nosso Concelho entiveram em acção neste fim de semana pelo que damos a conhecer os resultados mais relevantes.

No que diz respeito ao Dep. Formação do C. D. Trofense, viram os Juniores derrotarem o Freamunde no seu reduto, estando assim com a possibilidade de passarem à fase seguinte tendo para isso que ganhar ao Taipas no próximo dia 20 e esperar que o Limianos e o Fafe percam pontos nos seus respectivos jogos.
Os Iniciados A continuam na perseguição ao Alfenense para liderarem a sua série e os Iniciados B, embora tenham passado para o 2º lugar, têm a possibilidade de vencerem a sua série se no próximo dia 22 vencerem o Ermesinde num jogo impróprio para cardíacos.
Já os Infantis de 11 continuam no 2º lugar da sua série e a equipa de 7A, que folgou, está na luta pela vitória da sua série quando faltam 5 jogos para o fim da mesma.
A equipa de Escolas A, ao ter vencido o Boavista continua no 2º lugar e na luta por um lugar na fase final.

Já os Juniores do Bougadense perderam uma oportunidade de se aproximarem do 1º Classificado devido ao empate que se verificou na casa do Campo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Futebol "Distrital" - 14 de Fevereiro

O A.C.Bougadense (clube que milita na 1ª Divisão Distrital) empatou com o S.Pedro Rates a uma bola e manteve o 10º lugar.
Quanto aos clubes da 2ª Divisão Distrital, realçar o trajecto vitorioso da A.R.Paradela (5 jogos consecutivos a ganhar) que o coloca em 1º na sua série e que esperamos chegar assim ao fim do campeonato para subir de divisão. Já o S.Romão voltou a perder em casa afundando-se cada vez mais na tabela classificativa.

Esta terça-feira o Bougadense desloca-se ao Perosinho e o Paradela recebe o Aparecida, sendo que o S.Romão folga.

"C.D.Trofense - Feirense" - 14 de Fevereiro

Daniel Ramos, neste 1º jogo à frente do Clube Desportivo Trofense, não entrou com o pé direito averbando uma derrota por 2-0 frente ao Feirense num jogo que viu Licá a sair lesionado e Tiago a ser expulso ainda não estavam decorridos 20 minutos de jogo. Embora o problema não seja de agora, paira no ar a impossibilidade da subida à 1ª Liga dada a distância que já é significativa para os primeiros. Faltam 11 jogos e serão 11 finais, restando esperar que os adversários tropecem.
Quais os pontos que considera ser fundamentais para que a performance da equipa seja melhor?

Paços do Concelho

Recentemente foi anunciado, pela Presidente da Câmara, a localização dos Paços do Concelho como sendo a zona da actual Estação de Caminhos de Ferro da Trofa.
Naturalmente foram muitas as opiniões (a favor e contra) sobre esta decisão e eu, enquanto Trofense, estou de acordo com o que, após 11 anos de espera, se decidiu.

Mas mais que opinar devemos fundamentar as nossas opiniões e, de forma muito sucinta, considero ser o melhor local porque:

1º - A cidade da Trofa é constituída pelas freguesias de S. Martinho e S. Tiago de Bougado, mas de onde nasceu o termo "Trofa"? Pelo que pude perceber, e segundo os relatos que obtive, o lugar da "Trofa" é realmente no local onde actualmente se situa a Estação CP.

2º - Muito se tem falado das acessibilidades e qual o melhor local se não aquele que ficará a 300 metros do maior centro de transportes que existirá na Trofa? A 300 metros do local onde se decidiu construir a Câmara convergirá Metro (que também passará na zona da Estação), Comboio (fundamental para as freguesias da Vila do Coronado e Covelas), Autocarros (para os moradores da Vila do Coronado, Covelas, Alvarelhos, Guidões, Muro).

3º - Proximidade com outros serviços de interesse (Finanças, Conservatória, Correios, Escola E.B 2,3, Aquaplace).

4º - A Estrada Nacional 14, em termos de trânsito é um “caos”. Ao mobilizar os Paços do Concelho para essa zona estaremos a promover o aumento do tráfego de automóveis quando o que devemos é aumentar a taxa de utilização de transportes públicos.

5º - Construção de novas alternativas para os automóveis não terem a necessidade de passar na Rotunda do Catulo.

6º - Possibilidade de usufruir a estrada EN104 entre o Parque Nossa Senhora das Dores e a Estação CP para a realização de Cortejos como o de Carnaval, etc., libertando a Rotunda do Catulo.

Naturalmente que estas são as minhas razões, o porquê de concordar com a decisão da edilidade, mas naturalmente que, desde que devidamente fundamentado, estou aberto a outras opiniões e certamente será muito saudável abrir um espaço de reflexão sobre a temática.
Comentem.

Futebol Trofense

Este blog é um espaço onde procurarei reflectir sobre o Futebol (Federado ou não) do Concelho da Trofa, com algumas reflexões sobre o panorama nacional e internacional. Julgo premente que voltemos a atenção para todo o Futebol Trofense desde a Formação até à Alta Competição como forma de dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido nesta modalidade.

Além disso haverá espaço para a divulgação de outras modalidades bem como algumas noticias de interesse do Concelho.

Sobretudo será um espaço de reflexão (para todos aqueles que querem pensar sobre o Desporto "Rei") e de divulgação do nosso Concelho, pelo que está aberto a todos aqueles que queiram reflectir.